quarta-feira, 7 de maio de 2014

BENS CULTURAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL

Bens Culturais e Patrimônio cultural


No dia 30/02/14 tivemos a primeira aula com a professora Regina Coelly, iniciamos a aula estudando o conceito de bens culturais: tudo aquilo a que atribuímos valor.
     
Com a orientação da professora cada integrante do grupo citou bens culturais da cidade como, por exemplo, comidas típicas do cerrado, as garrafadas da dona Flor, etc.
    
Vimos também o conceito de Patrimônio cultural: conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio devem ser considerados de interesse relevante para a para a permanência e a identidade da cultura de um povo.



     
Na segunda parte da aula assistimos um filme que contava sobre à criação do Museu da Maré e da comunidade da Maré no Rio de Janeiro, do seu inicio até os dias atuais, bens culturais e lendas.

O Complexo da Maré é um bairro da Zona Norte do Rio, que ocupa toda a região à margem da Baía de Guanabara caracterizada originalmente por vegetação de manguezal e ocupada por pântanos é conhecida como conjuntos de comunidades da Maré. 

Ocupado desde a década de 1940 por barracos e por palafitas os manguezais foram sendo progressivamente aterrados, tanto pela população quanto o poder público, o termo ‘‘ Maré ’’ tem origem no fenômeno natural que afligia os moradores das palafitas, trazendo sujeira e lama. Historia da comunidade.

     
Vista parcial da Maré em 1971: água e palafitas desapareceriam com os sucessivos aterros



   
  Link do vídeo AQUI




Texto de Arthur Ramos e Jefferson Torres













Nenhum comentário:

Postar um comentário